quarta-feira, 31 de março de 2010

A escola, o educador e a diversidade




Ao nascer, o ser humano não está fisicamente pronto para o mundo que encontra. durante os primeiros anos de vida, o mesmo tem seus órgãos em constante transformação e adaptação para a vida. Assim como o corpo do ser humano ainda se adapta às condições encontradas no ambiente, suas habilidades cognitivas também se adaptam ao que lhe é apresentado, e é através do que ele vivencia que vai formando suas idéias e visões de mundo. No entanto, algumas das concepções e/ou idéias de mundo deste ser humano em formação acabam sendo deturpadas ou equivocadas devido à influência de fatores alheios ao mesmo. Estas idéias equivocadas podem passar desapercebidas no contexto familiar, pois a principal visão da família, na maioria dos casos, é de proteção aquele indivíduo. É na escola que estas idéias acabam sendo transformadas, através da convivência com aquele que é alheio a família e a sua realidade e/ou através da interferência direta do trabalho pedagógico alí exercido.
A escola é um dos espaços sociais mais importantes da vida de um ser humano. É nela que vivenciamos as primeiras interações e experiências mais contundentes de nossa vida em sociedade. Quando entramos na escola, somos obrigados a conviver com os mais diversos tipos de pessoas, que acabam tendo opiniões diferentes daquelas que tínhamos num contexto familiar restrito. Através das novas experiências vividas neste espaço é que caem algumas das idéias mais equivocadas que pode-se ter a respeito do mundo e, consequentemente, do diferente. Todavia, é importantíssimo ter consciência de que tal processo não acontece sozinho, e é fundamental que o educador compreenda isso, para que possa intervir significativamente no processo. Todas as ações ocorridas em sala de aula influenciam no comportamento dos alunos, pois os mesmos estão em formação, e quaisquer comportamentos do professor podem reforçar ou transformar uma idéia. É através do trabalho pedagógico na escola que pode-se desmistificar a questão do convívio e do respeito às diferenças, fazendo com que o educando compreenda o quão vil pode ser a sociedade e o preconceito. É através do trabalho pedagógico e da postura do educador que o processo de transformação da sociedade pode (e deve) ter início.
A escola, o educador e a diversidade: três vértices de um mesmo triângulo. A influência de um sobre o outro é fundamental e importantíssima para que a sociedade possa ser transformada. É nesta interação que inicia-se o processo de conscientização sobre o que a sociedade presenta e de deve ser transformado e ter consciencia disto, penso, é fundamental para atingir-se uma sociedade menos desigual e mais consciente.

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