quarta-feira, 31 de março de 2010

Desigualdade e diferença: breve análise

O que é ser uma pessoa desigual e o que é ser uma pessoa diferente? Desigual e diferente são sinônimos, mas ao falar de pessoas, por maiores que sejam os sinônimos, jamais podemos achar que têm realmente o mesmo significado. As questões relativas a pessoas nunca podem ser julgadas como realidades fechadas, com significados únicos, até porque as pessoas são mutáveis, agindo e vivendo de acordo com as experiências de seu cotidiano.

Penso que pessoa desigual é aquela que vive num contexto de desigualdade, onde não depende apenas dela as ações para que as mudançaas necessárias ocorram. Exemplo: uma pessoa que sofre os mais diversos tipos desde a violência física e/ou psíquica até a violência social devido as situações a ela impostas pela sociedade, por mais que queira mudar, não depende única e exclusivamente dela tal mudança, até porque a situação de desigualdade em que ela está inserida diminui inclusive as chances que essa pessoa tem. Uma pessoa desigual também pode ser uma pessoa diferente, mas esta normalmente estará inserida num contexto social de agressão a condição humana, sofrendo com falta de algumas das condições fundamentais para uma vida totalmente digna. Já a pessoa diferente pode também ser vítima de realidades sociais degradantes, mas ela pode estar inserida num contexto social que lhe dê praticamente todas as condições para seu desenvolvimento e mesmo assim ser diferente. Para ser uma pessoa diferente, penso, basta não estar inserido no que se considera regra para aquele grupo social. É como a questão do domínio europeu aos povos americanos nos séculos XV e XVI. Consideravam os povos "conquistados" diferentes e inferiores, pois não se vestiam, falavam ou tinham a mesma religião dos europeus, mesmo que tal sociedade fosse sim evoluída, como o império Inca. Exemplificando com um exemplo um pouco mais antigo, no antigo Império Romano, eram considerados bárbaros aqueles que não se adequavam ao que os romanos achavam normal. Portanto, a questão do diferente remete a inúmeros fatos, inclusive a questão do bem e do mal, do certo e do errado, superior e inferior, etc., gerando inúmeras formas de preconceito.

Tanto o desigual quanto o diferente sofrem diversas formas de violência no convívio social, que só diferem pelo teor de cada realidade. Ambos podem ser considerados inferiores, mas a pessoa considerada diferente pode mudar sua realidade tentando adequar-se a realidade do grupo, por mais difícil que isso seja. As pessoas podem ser diferentes, mas apenas as que encontram-se em um contexto de desigualdade não dependem apenas de si mesmas para mudarem sua realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário