quarta-feira, 31 de março de 2010

A escola e o Bullying


O Bullying é um dos principais problemas que enfrentamos em sala de aula atualmente. Os diversos tipos de agressões que ocorrem nas relações entre alunos e até na relação professor-aluno deve ser alvo de imensos esforços a fim de minimizar as ocorrências e consequências dos mesmos. Penso que o educador deve estar muito atento a tais questões e procurar trabalhar não apenas com os alunos tal questão, mas também com as famílias dos alunos sempre que possível. Não podemos nos esquecer que, em várias situações, o aluno não age conscientemente, e sim repete o que vê em casa, pois os exemplos que lhe são dados no lar são as bases que o mesmo tem para diferenciar "o certo do errado". Entretanto, é fundamental também que o educador provure perceber, na medida do possível, todos os atores que levam a tal situação em sala de aula.
Em sala de aula, muitas vezes o aluno agride um colega apenas pelo fato do colega ser diferente dele. Seria isto também uma reprodução da sociedade? Claro que sim. Dependendo do contexto social em que viva o aluno, aquela situação, para ele, torna-se plenamente justificável. Portanto, é fundamental que o tema seja discutido amplamente pela sociedade, pois é na escola que as principais manifestações do bullying se dão, mas não o único. Muitas vezes as agressões sofridas na escola acabam se transferindo para a "rua", por exemplo, o que pode provocar danos psíquicos ainda mais graves para os alunos, podendo resultar em casos trágicos, como o massacre em Columbine, nos Estados Unidos, onde dois alunos, vítimas do bullying, mataram cinco colegas e depois se suicidaram.
Outro ponto que gostaria de discutir é a forma de abordagem da situação. Por muitas vezes, o educador acaba interferindo nas situações de maneira imprópria, por uma série de fatores. Não se pode esquecer também que o agressor também merece nossa atenção, e que, antes de tomarmos quaisquer atitudes, devemos refletir muito para não expor ainda mais o aluno que foi vítima do bullying.
Penso principalmente que a melhor forma de combater o bullying é ter consciência de que ele é um conflito de relacionamento humano, e como tal, dificilmente será totalmente extinto da escola. Temos que ter em mente que devemos trabalhar conscientizando todos os envolvidos no processo de construção do cidadão, ou seja, pais, professores e demais componentes da equipe pedagógica, além da comunidade. A conscientização de todos de que o problema do bullying é gravíssimo é o primeiro passo para que atitudes transformadoras sejam adotadas na escola e na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário